quarta-feira, 8 de junho de 2011

OS MISTÉRIOS DA SEDUÇÃO

A jornalista Débora Rubin escreveu uma  matéria para a Revista ISTO É  sobre os mecanismos da atração e da conquista entre os sexos. Segundo a jornalista, todos os meses, universidades do mundo inteiro despejam em revistas especializadas, dezenas de trabalhos que tentam desvendar o intrigante processo da atração física. Ao longo das últimas dècadas, diz ela, o corpo humano foi destrinchado e analisado com todas as ferramentas existentes, da simples observação às tomografias mais avançadas, com a intenção de entender como, quando e por que os pares se formam. Hoje se estuda com minúcia o poder de um olhar, a influência de um perfume e até o simples caminhar. Todos esses estudos têm o mesmo objetivo: tentar desvendar os mistérios da sedução. Tentarei mostrar alguns resultados das pesquisas feitas nos meio acadêmicos.

1.OLHOS NOS OLHOS: a troca de olhares é o primeiro lance. Em questão de segundos, um faz uma análise física completa do outro. Se há reciprocidade, o jogo continua

2. DETALHES TÃO PEQUENOS: o rosto e o cabelo são as primeiras partes da mulher que os homens  olham. Elas se atêm a detalhes como o olhar e o sorriso, e também ao tamanho dos ombros.

3. CAÇADA: ao se aproximarem, o cheiro e a voz são analisados. Se algum desses itens desagradar, há grandes chances do jogo terminar nessa etapa.

4. BOM PAPO: não basta ter um rosto bonito, corpo beirando a perfeição, voz sedutora e cheiro atraente - a inteligência e o comportamento são itens analisados na primeira conversa. Esse conteúdo subjetivo pode eliminar muitos candidatos.

5. BEIJA EU:  dez em dez cientista que estudam a atração física garantem: o beijo é nota de  corte no jogo da sedução. Se não agrada, a história não evolui.

6. FUTUROS AMANTES:  a prova final  e certeira para testar se a química iniciada numa troca de olhares é o sexo. Resta saber se esse jogo bem sucedido pode ser a base de um relacionamento promissor. Nem sempre, alertam os psicólogos, afinal, o amor é um novo jogo.

Quem sou eu para discordar da ciência, e acredito que estes sejam exatamente os caminhos  de uma sedução, mas penso que para manter um relacionamento em níveis de boa convivência é preciso muito mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário